Usar ou não usar branco no réveillon? 

Publicado em às 07h00

Geralmente, a maioria das pessoas usam branco na réveillon. Mas você sabe o porquê dessa tradição?  

Tudo começou quando, há mais de 4 mil anos, começaram as comemorações de Ano Novo. Os mesopotâmicos foram o primeiro povo a celebrar essa passagem, porém era festejada a mudança das estações do inverno para a primavera, já que eram um povo que dependia da agricultura para sobreviver. Com isso, a festa de passagem dos mesopotâmicos não se dava na noite do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, mas sim do dia 22 para o 23 de março, data do início da primavera no Hemisfério Norte.  

Após a introdução do calendário gregoriano no Ocidente, em 1582, o primeiro dia do Ano Novo passou a ser o dia 1° de janeiro. Essas celebrações da virada do ano passaram a representar esperança e, por isso, foi adotada a cor branca como símbolo da paz.  

Sabemos hoje, também, que outras cores vêm sendo adotadas nessa data, simbolizando diversos “pedidos”. Por exemplo: o rosa e o vermelho são usados por quem deseja amor no novo ano; o verde, esperança; o amarelo, dinheiro e riqueza; o azul, tranquilidade, e por aí vai.  

E como se trata de roupas, muitas pessoas procuram investir em um look bem legal sem deixar a tradição de lado, né? Para 2019, a tendência do verão é o branco também. Os vestidos brancos da temporada têm um apelo atemporal. Babadinhos e muitas camadas aparecem para trazer movimento aos modelos mais delicados, que podem ser balanceados com sandálias pesadas, tênis e flatforms. 

Para a noite de quem prefere um estilo mais glam, as plumas, franjas e caftans estão com tudo! É um grande acerto para o réveillon, ok? Shapes com um ombro só são uma grande aposta da temporada, com uma estética sensual na medida e que vale para quase todos os momentos. 

Os babadinhos e as assimetrias também trazem um toque romântico até mesmo para os looks menos comportados. As rendas artesanais também ganham destaque com a explosão do “feito à mão”.  

Gostou das nossas dicas? Então já vai pensando no look do réveillon aí e, claro, boas festas!