Abrace o rosa: como se prevenir do câncer de mama

Publicado em às 14h34

O câncer de mama é um grande inimigo da saúde feminina, sendo a prevenção o melhor caminho para evitá-lo ou reduzir os danos da doença no organismo. Não sendo uma exclusividade das mulheres, o câncer de mama atinge também os homens, mas em proporção muito menor, sendo um dos principais fatores de risco da doença é ser do sexo feminino. A prevenção primária, além de dar mais segurança e tranquilidade à mulher, possibilita também que o diagnóstico ocorra de maneira mais precoce em casos de câncer.

 

Para prevenir o câncer de mama, é preciso que a mulher esteja atenta à sua própria saúde, fazendo atividades físicas e se alimentando de maneira saudável. Seguindo uma rotina atenciosa com o seu corpo, você poderá se afastar os demais fatores de risco da doença. Outra dica de prevenção que é fundamental para o diagnóstico precoce é o autoexame, procedimento simples e fácil de ser realizado. Vamos para o passo a passo!

 

  1. Após o ciclo menstrual, em frente a um espelho, observe suas mamas. É importante verificar com os braços abaixados, na cintura e também apoiando-o atrás da cabeça.

 

  1. Fique atenta a sinais vermelhos e outras marcas na pele. Esses sinais podem demonstrar que algo não está bem.

 

  1. Após verificar no espelho, apalpe os seios enquanto um dos braços se mantém atrás de sua cabeça.

 

  1. Faça movimentos explorando, analise se há presença de nódulos. Fique atenta também a secreções, pois elas são um sinal de alteração em seu organismo.

 

  1. O autoexame é um método de prevenção que salva a vida de milhares de mulheres ao redor do mundo, mas ele não substitui visitas periódicas ao ginecologista! Se proteja, quanto mais cedo descoberto, mais chances de um tratamento bem sucedido o paciente terá.

 

Cuidar da sua saúde é um ato de autocuidado e demonstração de amor por si mesma. Por isso, não deixe de dar a devida atenção ao seu corpo, afinal, ele é a sua primeira casa. Procure um especialista e proteja-se contra o câncer de mama!