Fidelizar clientes: como encantar o consumidor

Publicado em às 08h00

O que a sua empresa tem feito para fidelizar seus clientes? Essa é uma reflexão que precisa ser feita o quanto antes para melhorar os lucros do seu negócio. Fidelizar clientes é muito importante para uma marca de sucesso e o motivo é simples: quantas coisas você já comprou com base apenas na indicação de algum amigo ou familiar? Pois é, fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos. É mais barato e mais lucrativo, inclusive. Um cliente fiel tende a comprar o dobro pois já conhece, confia e está acostumado com a sua marca. Por isso, seja qual for o seu ramo de atuação, fidelizar clientes é a melhor opção para aumentar os lucros e crescer mais rápido.

ESTUDE SEU CLIENTE

Se você conhece seus clientes, é possível se comunicar de maneira mais direta e assertiva com eles. Muitas características demográficas e socioeconômicas são essenciais para entender quem é o público consumidor da sua marca e onde é possível encontra-lo.

POTENCIALIZE A COMUNICAÇÃO

Depois que você conhece seus clientes, é hora de começar a se comunicar melhor com eles para estabelecer uma conversa mais sincera, humana e eficaz. Não é só anunciar produtos ou serviços, é necessário também gerar um relacionamento de confiança. Por exemplo, pesquisas de satisfação podem indicar uma preocupação da empresa com a experiência do consumidor. Crie um planejamento estratégico e defina que tipo de mensagem a sua empresa vai transmitir aos clientes, qual a linguagem, o conteúdo e a frequência de contato.

INVISTA EM ATENDIMENTO

Para encantar de verdade os seus clientes, o bom atendimento é ideal. De que adiantaria um bom conhecimento do cliente, boa comunicação e um atendimento ruim? No atendimento cara-a-cara é onde está a oportunidade de encantar os consumidores. Por isso, é necessário ir muito além da abordagem, motivando funcionários, investindo em treinamento e oferecendo tratamento especial a todos os clientes. É muito mais fácil fidelizar clientes quando eles se sentem bem em contato com a sua empresa, seja na loja física, no telefone ou através da internet.

FIQUE DE OLHO NOS RESULTADOS

A melhor maneira de corrigir estratégias e verificar se o que está sendo feito tem funcionado é medindo os resultados. Crie estratégias para mensurar e invista nisso.

Coloque em prática essas dicas e comece agora a fidelizar os seus clientes. O sucesso do seu negócio está mais perto e os lucros serão cada vez maiores.

 

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